quinta-feira, 10 de março de 2011

Enxaqueca, como combater!


Muitas pessoas sofrem por este mesmo problema, a ENXAQUECA.

As crises de enxaqueca podem acontecer por diversos motivos: hormônios, medicamentos, excesso de açúcar, tensão, menstruação – e até mesmo se você passa muito tempo sem comer. Se você sofre de enxaqueca, faça uma análise de como é a sua alimentação, especialmente, nos dias em que ela ataca.

Para descobrir o que faz mal para você, a melhor estratégia é se observar. Para alguns, bebidas alcoólicas puxam o gatilho, para outros, comidas mais gordurosas. As dicas abaixo podem ser úteis para quem luta contra a enxaqueca. 

1. Leia o rótulo dos alimentos e evite o consumo de glutamato de monossódico.

2. Caso o café cause enxaqueca em você, substitua por chá de ervas ou frutas (evite chá verde, preto, branco ou mate, que também contém cafeína).

3. Quando for beber algo alcoólico, intercale com água para diluir o efeito do álcool.

4. Cuidado com o chocolate e excesso de doces.

5. Consuma alimentos que estimulem a serotonina (substância que dá sensação de bem-estar), como pães, massas, arroz, principalmente os integrais, e tubérculos, pois são fonte de carboidratos complexos.

6. Fracione suas refeições para favorecer a digestão.

7. Anotar o que come pode ajudar a descobrir o que causa enxaqueca - abolir esses alimentos de seu cardápio por algum tempo pode confirmar suas suspeitas.

8. Use mais gengibre na sua cozinha – ele é útil no combate à enxaqueca, pois ajuda a reduzir a intensidade da dor.

9. Se sentir que está pintando aquela dor de cabeça, procure beber uma preparação de um copo de água de coco com 1 colher (chá) de gengibre em pó (nos períodos de crise, você pode fazer isso até 3 vezes por dia).

10. Além disso, tenha uma alimentação colorida e variada e procure alimentar-se a cada 3 horas, não descuidando da sua hidratação. E não se automedique! Muitas crises de enxaqueca são causadas (ou agravadas) pelo uso inadequado de medicamentos.


2 comentários:

  1. Nossa amiga já sofri muitoooo deste mau, graças à Deus agora as crises são bem espassadas e oeu acredito que o que desencadeie são os picos de stress..

    Tenha um dia abençoado

    ResponderExcluir
  2. Oiii..
    Obrigada pelo comentário..
    Muito legal seu blog :D a matéria da maquiagem que prejudica.. muito boa!

    Estou te seguindo, me segue lá tbm..
    www.aricretella.blogspot.com

    Beijos :*

    ResponderExcluir